6 Gatilhos mentais para vendas.

Excelentes para estimular as pessoas a tomarem uma decisão, os gatilhos mentais são informações isoladas que provocam reações automáticas.

Somos “programados” para responder positivamente sempre que recebemos alguns estímulos específicos. Por isso, como vendedores é importante conhecer e dominar estes estímulos com muita cautela e ética. 

Os gatilhos mentais na área de vendas se tornaram uma tática muito útil para criar atalhos no processo de decisão.

Mas você deve estar se perguntando, quais são esses tais gatilhos? Calma, para ajudar a esclarecer melhor, separamos aqui 6 gatilhos mentais que podem ajudar com suas vendas. Confira!

1. Reciprocidade: gere valor e seu cliente retribuirá. Quando alguém nos fornece algo, nos sentimos na obrigação de retribuir a boa ação

2. Compromisso e coerência: baseia-se no nosso desejo de demonstrar coesão em nossas ideias e atitudes. Dispor de uma personalidade coerente é muito valorizado socialmente e facilita nossas escolhas, uma vez que decidimos por um caminho, basta seguir a mesma direção, sem precisar ponderar tudo a cada decisão.

3. Prova social: é observar o que os outros estão dizendo ou fazendo. O gatilho mental de aprovação social é ainda mais influente em situações de incerteza e de semelhança, por quando estamos em dúvida, observamos mais o que os outros fazem, e nos espelhamos mais em pessoas parecidas conosco.

4. Afeição: os fatores como atratividade física, semelhança, elogios, familiaridade e associação geram afeição e constróem afinidade, aumentando as chances de você conquistar seu cliente.

5. Autoridade: se você deseja ter sucesso nas vendas, é essencial que construa autoridade no mercado e se apresente como um especialista na sua área.

6. Escassez: as pessoas dão mais valor às coisas que estão menos disponíveis. Basta você pensar no quanto é difícil resistir a chamadas do tipo “Só até amanhã!” e “Vagas limitadas!”. Geralmente este gatilho está associado a um outro gatilho irresistível: o da urgência.

Use os gatilhos mentais com ética e respeito para estimular o lado emocional e intuitivo dos seus clientes, ajudando-os a perceberem as necessidades e soluções para cada problema.

E aí, já conhecia estes gatilhos? Conta pra gente aqui nos comentários. 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Posts Recentes

6 Gatilhos mentais para vendas.

Excelentes para estimular as pessoas a tomarem uma decisão, os gatilhos mentais são informações isoladas que provocam reações automáticas.

LEIA MAIS

Por que sua empresa precisa de um vídeo?

Quando o assunto é ser eficiente no marketing e branding, refere-se muito mais ao desenvolvimento de conteúdo para o público certo do que apenas a distribuição de anúncios nas redes sociais. E o mercado de vídeos vem crescendo cada dia mais e as plataformas digitais estão se adaptando para melhorar a reprodução deste conteúdo audiovisual.

LEIA MAIS