Pois bem, ações como essas são frequentes em nosso dia a dia, constantemente somos impulsionados por gatilhos recebidos pelo nosso cérebro que influenciam e determinam a nossa tomada de decisão. Os gatilhos mentais como são conhecidos, funcionam como um despertador de emoções, é mais como um recurso natural humano para facilitar a nossa tomada de decisões perante alguma coisa. Ok, mas o que isso tem haver com marketing? Tudo meu caro leitor!
Em algum momento da sua vida, você já deve ter comprado algum produto por impulso ou emoção e depois buscou motivos para justificar esta ação, saiba que um ou mais gatilhos mentais podem ter sido responsáveis por esta ação.
Essa técnica é altamente eficaz no que diz respeito à tomada de decisões de compra. É aí que o setor de marketing entra em ação, eles analisam o comportamento do consumidor para entender o que leva as pessoas a essa ação, estudando seus gostos, preferências e até mesmo o que se passa no seu inconsciente.
O marketing por sua vez usa os gatilhos mentais como uma forma de persuasão, aproveitando o momento para despertar sentimentos relacionados ao consumidor.
Por isso, é muito importante usar os gatilhos mentais de acordo com a ética, proporcionando experiências positivas ao consumidor, sem proporcionar sentimentos negativos, assim, você consegue otimizar as estratégias e aproximar a marca do seu público alvo.
E aí, você já conhecia esta técnica? Conta pra gente aqui nos comentários quais mais gatilhos você conhece. E é claro não se esqueça de curtir e comentar essa publicação hein!